quinta-feira, 11 de março de 2010

Pré-história do RS

Tradição- é grupo de elementos de técnicas, com persistência temporal. Tradição não é grupo humano, sociedade ou tribo, nem língua, cultura ou comunidade, apenas características de confecção de objetos.

Umbu- localiza-se nas superfícies do sul e caracteriza-se pela caça e o uso de boleadeiras.

Humaitá- localiza-se no norte do Estado e no Vale do Alto Rio Uruguai e caracteriza-se pelo uso de instrumentos que foram chamados de "talhadores" e "raspadores", "picões", embora seu verdadeiro uso seja desconhecido.

Sambaquiana- localiza-se no litoral do Estado do RS. Alguns grupos que habitaram o litoral do Estado deixaram montes de conchas que utilizavam como alimento, onde são encontrados utensílios em pedra polida, pedra lascada, resto de peixes, animais e conchas. A acumulação desse materiais era proposital, e talvez estivesse ligada ao prestígio que cada família possuía em ter o maior número de indivíduos e morar em locais mais altos, construídos para ter maior destaque na paisagem. A palavra sambaquis é atribuída aos grupos Guaranis, tamba-qui, "monte de conchas".




Taquara- localiza-se em Esmeralda no RS. Os arrefatos líticos (em pedra) mais característicos são lâminas de machado polidas (para cortar madeira) e as mãos de pilão (para triturar grãos) que aparecem associados a implementos lçascados, como talhadores, raspadores e facas.




Vieira- habitavam próximos a morros ou a antigas dunas de areia. Caracteriza-se pela construção de pequenos cerros, "os cerritos", onde moravam e enterravam seus mortos.


Guarani- localiza-se nas bacias do Uruguai e Jacuí. Caracteriza-se pela chegada da população portadora da tradição cerâmica Tupiguarani, que traz elementos novos como a confecção e o uso de cerâmica e uma economia baseada,não só na coleta, mas também na produção de alimentos por meio do desenvolvimento da agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário